O que são despesas fixas?
As despesas fixas são aquelas que independem do seu nível de consumo. Ou seja, são gastos que todo final de mês você sabe o valor que irá pagar e que sofrem nada ou pouquíssima variação ao passar do tempo. Assim, você consegue prever despesas no seu orçamento mensal, tendo sempre como base o seu custo de vida.
Alguns exemplos de despesas fixas, são:
- Aluguel e taxa de condomínio;
- Financiamentos de imóveis ou carros;
- Assinaturas digitais;
- Internet etc.
O que são despesas variáveis?
As despesas variáveis são gastos que oscilam de acordo com a frequência e a intensidade do consumo mensal. Ou seja, embora podemos pontuar uma média desses custos, os valores podem mudar de um dia para o outro, dependendo do seu comportamento financeiro no dia a dia.
Alguns exemplos de despesas variáveis, são:
- Água;
- Energia elétrica;
- Gasolina;
- Alimentação;
- Lazer com a família etc.
Então, como organizar meus gastos?
Gastar menos do que ganha é um passo fundamental para conseguir poupar dinheiro e começar a estabelecer metas familiares ou individuais, como fazer aquela viagem dos sonhos ou comprar um carro no final do ano.
Afinal, saber quais são suas despesas fixas e variáveis permite que você entenda quais são os gastos que mudam de valor conforme você consome, das que não alteram ou tem pequenas oscilações, possibilitando a montagem de um quadro geral mensal.
Traçando um plano de ação
Mas, o que fazer a partir disso? Separamos algumas dicas que podem ajudar você a distribuir melhor os gastos e a pensar em economias visando metas de curto, médio e longo prazo, principalmente em épocas de crise.
Os gastos que podem ser eliminados
Entender quais das despesas fixas ou variáveis têm a característica de não serem essenciais ou obrigatórias no seu dia a dia, é um primeiro passo para saber onde começar a cortar gastos.
Com a ideia de reduzir ao máximo os gastos, as despesas fixas seriam assinaturas de serviços de streaming, revistas, planos de celular e de academia.
Já as despesas variáveis, seriam os gastos excedentes do dia a dia, como idas a restaurantes, cinemas, shows, gasolina e outros lazeres que podem ser adiados por determinado período de tempo.
De despesas variáveis para fixas
Mesmo separando e entendendo quais são as contas prioritárias, dependendo de cada realidade, há pessoas que talvez ainda não consigam economizar e traçar um bom plano após alguns cortes.
Um outro jeito de olhar para as despesas é passando algumas variáveis para fixas ou vice-versa. Mas como assim?
Você pode alterar a sua conta de celular pós-paga para pré-paga, começar a utilizar transportes coletivos ao invés de particulares ou diminuir a frequência de idas ao restaurante, fazendo algumas refeições em casa.
Perceber que estas despesas podem ser maleáveis, de acordo com cada realidade, é um bom caminho para tomar as rédeas da sua saúde financeira e abrir caminho para cuidar melhor dos seus gastos e parar de apenas sobreviver e começar a viver.
E aí? Gostou das dicas e aprendeu como organizar melhor suas despesas?
Compartilhe esse post com mais pessoas e ajude elas a valorizem ainda mais suas paixões!




